Principais Índices Mundiais:

Monday, August 30, 2010

American Depositary Receipts (ADR)

Antes de chegar diretamente ao ponto das ADR's é preciso fazer uma pequena explicação sobre o que são os DR's(Depositary Receipts). DR's são títulos negociados em um país que tem como lastro, ações de uma empresa que está instalada fora deste país, um bom exemplo disso são as ADR's da Petrobrás que são negociadas na Bolsa de Nova Iorque.


Os ADR's são divididos em 3 tipos:
Programa nível I: Envolve o lançamento de certificados no mercado norte-americano para negociação apenas em balcão, isto é, fora da bolsa. A vantagem deste nível é que as empresas não precisam se adequar as normas contábeis dos Estados Unidos (US GAAP, IFRS...etc) e que a empresa tem a possibilidade de tornar seus papéis conhecidos no exterior. Estas ações estarão guardadas no banco custodiante e a emissão dos ADR's é feita pelo banco depositário no exterior. Uma informação importante é de que as ações negociadas neste nível são lastreadas em ações negociadas no mercado secundário do país onde a empresa tem sede, isto é, não há emissão de novas ações para posterior negociação da bolsa americana.
Programa nível II: Aqui, embora os recibos não representam novas ações, a empresa deve atender as normas contábeis norte-americanas, assim como a um maior número de exigências da SEC.
Programa nível III: Neste caso há emissão primária de papéis que serão negociados na Bolsa de Valores ou no Nasdaq. Aqui há uma captação efetiva de novos recursos. Neste nível a empresa deve atender todas as exigências da SEC,das normas da bolsa americana e também da contabilidade americana.

Arbitragem entre ADRs e ações no Brasil:
A arbitragem é qualquer operação que permita gerar valor sem risco de mercado, ou seja, sem o risco da desvalorização ou valorização dos ativos, assim, como as ações são negociadas em mercados distintos, compra-se o ativo no mercado onde o preço é menor e vende-se no mercado onde o preço é maior, entretanto vale ressaltar que esta operação tem custos, neste caso, custos no mercado local e quanto nos EUA.

No comments:

Post a Comment