Principais Índices Mundiais:

Monday, August 16, 2010

O caso de deflação no Japão

(Clique na figura para ampliar)

No segundo trimestre deste ano a economia do Japão apresentou um crescimento de apenas 0,4%. Isto se deve ao fato de, principalmente, ter uma grande expectativa na estagnação do consumo e da exportação, uma vez que a moeda local(Japanese Yen) está muito valorizada(USDxJPY) e por causa da deflação que persegue o país desde o início da década de 90.
No começo da década de 90, o governo japonês tentou eliminar a deflação a partir da redução da taxa de juros para zero que, na teoria, faria com que o consumo e a produção de bens aumentassem e, consequentemente aquecesse a economia. Entretanto, essa política não surtiu o efeito desejado.
Uma baixa taxa de desemprego e um baixo crescimento do PIB são os principais fatores que perpetuam a deflação no Japão. Se a taxa de crescimento do PIB cresce pouco, como agora neste segundo trimestre, a taxa de desemprego deveria aumentar, o que implicaria em uma menor renda familiar, porém não é o que acontece na realidade. O país mantém uma taxa de desemprego baixa comparada a outros países, isto é, os japoneses são mantidos no trabalho, porém ganhando menos, o que implica em menos consumo interno, o que gera a deflação.
(Clique na figura para ampliar)

No comments:

Post a Comment