Principais Índices Mundiais:

Wednesday, September 8, 2010

Capitalização da Petrobrás - Geração de Valor

Na semana passada houve uma forte discussão em relação a capitalização da Petrobrás que acontecerá este ano. De acordo com os 5 bilhões de cessão onerosa da União cedida à Petrobrás, Guido Mantega afirmou que a TIR(Taxa Interna de Retorno) será de 8.83% a.a, uma vez que o valor médio do barril foi definido em US$ 8,51.
O que isto quer dizer:
Em teoria, a taxa interna de retorno é a taxa de desconto que faz com que o valor presente do projeto seja zero, isto é, esta é a taxa que remunera o investidor. Se o valor presente do projeto fosse negativo, significa que ele teria que desembolsar mais e assim tornando o investimento inviável.
No caso da Petrobrás, a TIR deste projeto é praticamente igual ao custo de capital(mix de dívida + capital próprio) que a empresa possui. Como ela apresenta um grande endividamento (atualmente em 34% e com o teto de 35%) fez-se o uso da capitalização, isto é, um aporte de capital através da emissão de novas ações.
Qual o impacto para os acionistas?
A curto prazo pode-se dizer que os acionistas não se beneficiarão com a capitalização, uma vez que a TIR do projeto é quase igual ao custo de capital. Para a geração de valor imediato para o acionista, a TIR deveria ser bem maior que o custo de capital. Entretanto, a capitalização possibilitará que a empresa explore o pré-sal e com isso aumente seu lucro e, portanto, o valor para o acionista.


No comments:

Post a Comment