Principais Índices Mundiais:

Wednesday, August 11, 2010

A taxa referencial no seu dia a dia

A taxa Referencial(TR) teve origem no Plano Collor II para ser o principal índice brasileiro - uma taxa básica referencial de juros a serem praticadas no mês vigente e que não refletissem a inflação do mês anterior, segundo o PortalBrasil. É calculada com base em uma cesta formada por CDBs dos 30 maiores bancos do país.
Esta taxa corrige os saldos mensais das cadernetas de poupança que neste ano apresenta um acumulado de 4.49%. Pelas regras vigentes, as cadernetas de poupança são remuneradas pela TR mais um percentual de 0.5% ao mês.
Além da caderneta de poupança, a taxa referencial funciona como benchmark para diversos instrumentos financeiros como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço(FGTS) que é corrigido pela TR + 3% ao ano ou então, o financiamento imobiliário pelo Sistema Financeiro de Habitação.
Em 2010 percebe-se que a TR mensal andou sempre próxima a 0, só não ficou negativa por consequência de uma resolução do Banco Central que impede que a TR tenha um valor negativo. A explicação para estar sempre próxima a 0 se deve pelo fato de que o Brasil, tornando-se uma economia mais saudável e estável, as taxas de juros serão mais baixas, tanto para quem toma empréstimo quanto para quem investe. Assim, é natural que os percentuais sejam menores, agora que o país livrou-se do seu passado de hiperinflação, calote da dívida pública e congelamento dos preços.



No comments:

Post a Comment