Principais Índices Mundiais:

Thursday, September 16, 2010

O que significa a intervenção do BoJ no câmbio

A graph displaying the movements of the U.S. dollar and the Japanese yen foreign exchange rates at a dealing room in Tokyo, September 15, 2010. REUTERS/Kim Kyung-Hoon

O efeito taxa de câmbio, mecanismo integrante da política monetária, é uma importante ferramenta que influencia a demanda agregada. Através da taxa de câmbio, é possível aumentar a exportação e, por consequência, aquecer a economia.
Quando se tem uma taxa de câmbio valorizada, isto é, quando a moeda local está muito valorizada em relação a outras moedas, há a ocorrência de menos exportação, o que desaquece a economia do país.
O Japão atualmente exporta equipamentos de transporte, veículos motorizados, produtos eletroeletrônicos, máquinas industriais, ou seja, produtos manufaturados.Os principais compradores destas exportações são os EUA, China e Coreia do Sul. No mercado internacional, as mercadorias são negociadas, principalmente, em dólar, o que explica o movimento de intervenção do Banco do Japão no mercado cambial nesta quarta-feira.(Não sabe do que se trata? Clique aqui.)
O país, com a economia se recuperando, é imprescindível que tenha um iene mais fraco para tornar as exportações japonesas mais baratas e aumentar o lucro dessas empresas, aliviando a pressão sobre uma economia frágil.

No comments:

Post a Comment