Principais Índices Mundiais:

Monday, August 30, 2010

American Depositary Receipts (ADR)

Antes de chegar diretamente ao ponto das ADR's é preciso fazer uma pequena explicação sobre o que são os DR's(Depositary Receipts). DR's são títulos negociados em um país que tem como lastro, ações de uma empresa que está instalada fora deste país, um bom exemplo disso são as ADR's da Petrobrás que são negociadas na Bolsa de Nova Iorque.


Os ADR's são divididos em 3 tipos:
Programa nível I: Envolve o lançamento de certificados no mercado norte-americano para negociação apenas em balcão, isto é, fora da bolsa. A vantagem deste nível é que as empresas não precisam se adequar as normas contábeis dos Estados Unidos (US GAAP, IFRS...etc) e que a empresa tem a possibilidade de tornar seus papéis conhecidos no exterior. Estas ações estarão guardadas no banco custodiante e a emissão dos ADR's é feita pelo banco depositário no exterior. Uma informação importante é de que as ações negociadas neste nível são lastreadas em ações negociadas no mercado secundário do país onde a empresa tem sede, isto é, não há emissão de novas ações para posterior negociação da bolsa americana.
Programa nível II: Aqui, embora os recibos não representam novas ações, a empresa deve atender as normas contábeis norte-americanas, assim como a um maior número de exigências da SEC.
Programa nível III: Neste caso há emissão primária de papéis que serão negociados na Bolsa de Valores ou no Nasdaq. Aqui há uma captação efetiva de novos recursos. Neste nível a empresa deve atender todas as exigências da SEC,das normas da bolsa americana e também da contabilidade americana.

Arbitragem entre ADRs e ações no Brasil:
A arbitragem é qualquer operação que permita gerar valor sem risco de mercado, ou seja, sem o risco da desvalorização ou valorização dos ativos, assim, como as ações são negociadas em mercados distintos, compra-se o ativo no mercado onde o preço é menor e vende-se no mercado onde o preço é maior, entretanto vale ressaltar que esta operação tem custos, neste caso, custos no mercado local e quanto nos EUA.

Monday, August 23, 2010

Aumento da taxação sobre o capital nos EUA Jan/2011

Unofficial seal of the United States Congress
Imagem do Wikipedia.

Em 2001 e 2003, o congresso do GOP(Grand Old Party) promulgou diversos cortes de taxas para investidores, donos de pequenos negócios e famílias. Estes benefícios serão expirados em Janeiro de 2011(Você pode olhar o arquivo completo no site do Comitê de Taxação, clique aqui).
Agora, o que isso tem a ver?
Pelos percentuais, parece que este será o maior aumento de taxas já visto nos EUA. Todas as faixas do imposto de renda serão aumentadas, sendo que os mais pobres sofrerão a maior taxação, segue abaixo a tabela com os valores:
1ª Faixa: De 35% para 39,6%
2ª Faixa: De 33% para 36%
3ª Faixa: De 28% para 31%
4ª Faixa: De 25% para 28%
5ª Faixa: De 10% para 15%.
Com este aumento, alguns jornalistas dizem que pode afetar diretamente a economia americana, uma vez que as pessoas terão menos dinheiro para gastar, mas Obama diz ser necessário este aumento pois a divida americana em 2010 deve subir para $13,7 trilhões ou 65% do PIB.

Se quiser aprofundar mais no assunto, clique aqui.

Thursday, August 19, 2010

Commodities

No começo de 2008 até Julho de 2010, investidores colocaram, aproximadamente, 61 bilhões de dólares em fundos mútuos e ETF's ligados a commodities. Durante o mesmo período, fundos e ETF's com origem nos EUA sofreram saída de dinheiro na ordem de, aproximadamente, 53 bilhões de dólares, segundo o site MorningStar.
Já em 2010, fundos mútuos relacionados à commodities atraíram mais de $ 12 bilhões.
O que representa esse movimento para fundos como estes e, também, instrumentos de renda fixa(títulos públicos)?
Tal acontecimento se deve ao fato do maior aversão ao risco por parte do investidor. Para se proteger do mercado turbulento, investidores apostam na diversificação dos seus investimentos em fundos como o de commodities e títulos públicos, no qual proporciona um retorno seguro para quem aplica.
Por consequência dessa migração para commodities e títulos, há quem diga que a próxima bolha será relacionada aos títulos públicos como o jornalista David Callaway em sua matéria "Big investors pulling the exit chute" para o site MarketWatch. Entretanto há quem discorde, como o jornalista da agência Reuters, Felix Salmon, em sua matéria "The Treasury-bubble meme". Bom, como dizia Benjamin Graham "Faça sempre sua análise e seu julgamento pois o dinheiro é seu".

Monday, August 16, 2010

O caso de deflação no Japão

(Clique na figura para ampliar)

No segundo trimestre deste ano a economia do Japão apresentou um crescimento de apenas 0,4%. Isto se deve ao fato de, principalmente, ter uma grande expectativa na estagnação do consumo e da exportação, uma vez que a moeda local(Japanese Yen) está muito valorizada(USDxJPY) e por causa da deflação que persegue o país desde o início da década de 90.
No começo da década de 90, o governo japonês tentou eliminar a deflação a partir da redução da taxa de juros para zero que, na teoria, faria com que o consumo e a produção de bens aumentassem e, consequentemente aquecesse a economia. Entretanto, essa política não surtiu o efeito desejado.
Uma baixa taxa de desemprego e um baixo crescimento do PIB são os principais fatores que perpetuam a deflação no Japão. Se a taxa de crescimento do PIB cresce pouco, como agora neste segundo trimestre, a taxa de desemprego deveria aumentar, o que implicaria em uma menor renda familiar, porém não é o que acontece na realidade. O país mantém uma taxa de desemprego baixa comparada a outros países, isto é, os japoneses são mantidos no trabalho, porém ganhando menos, o que implica em menos consumo interno, o que gera a deflação.
(Clique na figura para ampliar)

Wednesday, August 11, 2010

A taxa referencial no seu dia a dia

A taxa Referencial(TR) teve origem no Plano Collor II para ser o principal índice brasileiro - uma taxa básica referencial de juros a serem praticadas no mês vigente e que não refletissem a inflação do mês anterior, segundo o PortalBrasil. É calculada com base em uma cesta formada por CDBs dos 30 maiores bancos do país.
Esta taxa corrige os saldos mensais das cadernetas de poupança que neste ano apresenta um acumulado de 4.49%. Pelas regras vigentes, as cadernetas de poupança são remuneradas pela TR mais um percentual de 0.5% ao mês.
Além da caderneta de poupança, a taxa referencial funciona como benchmark para diversos instrumentos financeiros como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço(FGTS) que é corrigido pela TR + 3% ao ano ou então, o financiamento imobiliário pelo Sistema Financeiro de Habitação.
Em 2010 percebe-se que a TR mensal andou sempre próxima a 0, só não ficou negativa por consequência de uma resolução do Banco Central que impede que a TR tenha um valor negativo. A explicação para estar sempre próxima a 0 se deve pelo fato de que o Brasil, tornando-se uma economia mais saudável e estável, as taxas de juros serão mais baixas, tanto para quem toma empréstimo quanto para quem investe. Assim, é natural que os percentuais sejam menores, agora que o país livrou-se do seu passado de hiperinflação, calote da dívida pública e congelamento dos preços.



Saturday, August 7, 2010

Por que os ETF's?

Em Janeiro de 1993, foi criado o primeiro Exchange Traded Fund(ETF) que representava o índice S&P 500. Na Bolsa de Valores Americana(NYSE) a ação deste fundo, que é negociado pelo símbolo SPDR, representa aproximadamente um décimo do valor do S&P 500.
ETF's são como ações negociáveis em Bolsa de Valores e que tem por objetivo representar um determinado índice de ações ou títulos. Investidores poder fazer qualquer coisa com um ETF como fazem com ações por exemplo, venda a descoberto. Por serem negociados na bolsa de valores, eles podem ser comprados e vendidos a qualquer hora do dia ao contrário de fundos mútuos.
Comparado com fundos mútuos, os ETF's têm menor custo porque enquanto os fundos mútuos cobram uma taxa de administração entre 1 e 4%, ou mais, você gastará entre 0.1% a 1% dependendo das taxas cobradas pela sua corretora.
Além disso, por ser negociável em bolsa de valores, o investidor não necessita abrir mão de muito capital como é necessário fazer em alguns fundos mútuos. Os investidores podem traçar diversas estratégias como vender a descoberto ou colocar um stop-loss, algo também não possível nos fundos mútuos, que por sua vez, trabalham com a estratégia da valorização e pagamento de dividendos do seu portfólio.

Saiba mais em:

Wednesday, August 4, 2010

O investidor e as flutuações de mercado



Olá,

Há um tempo atrás li um livro chamado "The Intelligent Investor" de Benjamin Graham que, para mim, todos que apresentam alguma relação com finanças deveriam ler. Para estimulá-los um pouco mais a leitura, Benjamin foi amigo e mentor de Warren Buffet, tanto que tem um prefácio escrito pelo próprio Buffet neste livro. Fica a indicação.
Como usual, costumo fazer anotações em um caderno dedicado a finanças e hoje estava revisando algumas coisas e decidi postar algo bastante interessante que anotei a partir deste livro.

O Investidor e as flutuações de mercado

Tudo é questão de disciplina. O mercado ao longo do tempo fará com que seu portfólio sofra oscilações grandes, tanto positivamente quanto negativamente.
Apesar das flutuações, é necessário manter a disciplina e concordar com os objetivos iniciais que coordena seu portfólio.

Em meados dos anos 90, as previsões de estrategistas de mercado se tornaram mais influentes do que nunca. Eles não, infelizmente, se tornaram mais precisos.
Em 10 de Março de 2000*, o dia em que o Indice NASDAQ atingiu sua máxima história de 5048.62 (nº 1 no char abaixo), um chefe analista de uma empresa de serviços financeiros disse a um jornal que ele esperava que o NASDAQ atingisse 6000 pontos dentro de 12 a 18 meses. Cinco semanas depois, o índice já havia caído para 3321.29 pontos(nº2 no chart) - mas um estrategista de mercado de uma outra companhia declarou que havia mais 200 ou 300 pontos de queda para que o índice subisse novamente. Em seguida verificou que não havia tido altas, mas apenas quedas, até que o índice NASDAQ atingiu seu mínimo histórico de 1114.11(nº3 no chart) em 9 de Outubro de 2002.
Em Março de 2001, um chefe de estratégia de investimento de um renomado grupo financeiro, preveu que o índice S&P500, que reune as 500 empresas mais representativas do país, fecharia o ano de 2001 em 1650 pontos e que o Dow Jones chegaria ao final de 2001 a 13000 pontos. "Nós não esperamos recessão", disse o chefe de investimento, "e nós acreditamos que os lucros da empresa vão crescer a altas taxas este ano". A economia dos EUA estava entrando em recessão como ela havia dito, e o S&P500(nº 4 do chart) fechou o ano de 2001 em 1148.08, enquanto o Dow Jones terminou em 10.021,50(nº 5 do chart) - 30% e 23% abaixo das previsões do chefe de investimento, respectivamente.
(Trecho retirado do Livro "The Intelligent Investor" pag.190. - Edição Revisada).

O chart fica muito grande na página, então fiz o upload, o link está abaixo:
Legenda:
GSPC - Standard & Poor's 500
IXIC - NASDAQ
DJI - Dow Jones

Se a razão pela qual a pessoa investe é a de ganhar dinheiro, então seguir conselhos é pedir aos outros falarem como ganhar dinheiro. Por isso devemos sempre ter cuidado ao que escutamos, seja do analista da sua corretora ou de um jornal renomado, pois cada instituição ou pessoa quer defender seus próprios interesses(buy side e sell side). Sempre devemos fazer nossa própria análise, desenvolver nosso feeling para que ter uma visão crítica do que está ao nosso redor.