Principais Índices Mundiais:

Monday, July 26, 2010

O Legado do Ser Humano

Certa vez, Miguel de Cervantes disse: “ Três coisas em demasia e três coisas em falta são perniciosas aos homens: Falar muito e saber pouco; Gastar muito e possuir pouco; estimar-se muito e valer pouco”. Essa frase, quando vista pela ótica empresarial, sugere um cenário de instabilidade, pois o que é pernicioso, no jargão econômico, torna-se risco. O risco é inerente a qualquer prática humana, entretanto há diversas formas de ameniza-lo. Uma delas é através da educação.Essa é um dos pilares,senão o mais importante, que garante a formação de uma sociedade séria, inteligente e com principios.
Porém, diferente de construções em que os pilares são independentes, ou seja, na ausência de um deles, os outros compensam a ausência desse primeiro, na sociedade, os mesmos são dependentes.
Não é possível que exista uma sociedade séria, inteligente e com principios se não houver um pilar sólido que, como citado acima, chama-se educação. O que afirma a solidez deste é a união uniforme da formação acadêmica com a formação humana.
Frederick W. Taylor, pai da administração científica, perguntaria: “Por que preocuparmos com a formação humana do trabalhador? Se insatisfeito estiver, há um exército industrial reserva.”.
Formado em engenharia, Taylor enxergava os trabalhadores como uma peça da organização. Se gasta estivesse, trocava esta por outra nova. Levar em consideração seus ansêios ou bem-estar seria algo fora de cogitação.
A resposta da suposta pergunta de Taylor se responderia automaticamente com uma simples visão das empresas de hoje. O capital humano tornou-se tão importante atualmente que para ter êxito no campo empresarial é necessário que a empresa tenha profissionais qualificados. O que muitas vezes faz a diferença não é a quantidade ou o “exército” mas sim, a qualidade dos trabalhadores que contribuem para o sucesso dessa organização.
É por isso que a formação humana é tão importante. É com ela que desenvolvemos a ética, o senso de justiça, a empatia e entre outras qualidades que formam os princípios de uma sociedade autônoma. Além disso, a formação humana exerce grande influência sobre a formação acadêmica. Aliadas, e se praticadas de boa maneira, é possível ter um cenário com cada vez mais liberdade, isto é, sem riscos, onde todos respeitam o próximo, seja em um jogo de futebol, seja em uma área de conflito racial, seja em encontros de diferentes religiões ou seja nas mais adversas situações.
A formação acadêmica aliada a humana está cada vez mais presente no dia-a-dia de novas gerações. Estudar os pensamentos de Lévi-Strauss em antropologia, Augusto-Comte em sociologia, Aristóteles em ciências políticas, Sócrates em filosofia ou Wilhelm Wundt em psicologia não é mais tão exclusivo para pequena parte da população. Há escolas que estão colocando na grade curricular as disciplinas de ciências humanas para seus alunos a fim de auxiliar na formação humana cada vez mais cedo. Errada é a instituição de ensino que visa como excelência apenas a formação técnica que é oferecida por ela. Não é mais possível ter excelência técnica apenas, as instituições não são feitas de disseminadores de informação técnica, os centros de ensino vão progressivamente ter sua identidade e seus valores vínculadas a imagem que passame estes que serão pautados no capital humano que constitui esse centro terão cada vez mais importância.
As caracteristicas das novas gerações vão tomando conta das caracteristicas das gerações passadas à medida que abandonamos as práticas que não soam éticas, para dar lugar a um novo contexto, a uma nova biografia que poderia ser entitulada: “O legado do Ser Humano.”